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Não basta seu negócio estar nas redes sociais… Ele precisa estar na rede social certa!

  • Foto do escritor: Andrews Lucena
    Andrews Lucena
  • 14 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Com o avanço da tecnologia e fortalecimento das redes sociais no cotidiano da população, o marketing se transformou e o Instagram acompanhou essa mudança. A partir disso, se criou a falsa ideia de que um perfil nesta rede social é sinônimo de sucesso para um negócio.


Estamos aqui para te contar que esta é uma das maiores mentiras sobre o marketing digital, pois será necessário bem mais que um perfil no instagram para te tornar uma marca de sucesso. É importante compreender que uma estratégia de marketing digital vai muito além de postagens em redes sociais. Para que todo o processo até fechar um contrato seja realizado, é importante construir bases e processos sólidos, fazendo o uso de outras ferramentas, assim podemos garantir um trabalho completo e eficaz.



Não esqueça a essência da sua profissão


É natural que na busca de criar conteúdos para seu negócio, suas referências sejam dos perfis que mais dão certo, ou seja, está todo mundo tentando entender como os grandes influenciadores conseguem acumular tantos seguidores. O fato é que não se deve usar a lógica do mercado para influenciadores em nichos completamente diferentes. Conhecer seu público é o primeiro passo para formar uma base de seguidores engajados, fiéis e, principalmente, que fechem novos contratos.


Ao visitar o perfil de um advogado, por exemplo, o possível cliente está em busca de um profissional/empresa com credibilidade e formalidade. Isso não significa que você vai precisar criar um perfil metódico e distante das trends e assuntos que estão em alta, mas é necessário saber a forma correta de conectar as novidades das redes sociais com a segurança que uma marca como essa deve passar ao público. O mesmo serve para perfis de empresas de contabilidade, medicina, entre tantas outras profissões.


Muito se acredita que a chave para o sucesso nas redes sociais seja a plataforma escolhida e a frequência de postagem, mas a verdade é que existe uma coisa que precisa ser levantada em questão antes de tudo isso: o comprometimento. É necessário se comprometer com o conteúdo que você está passando, entender que você precisa saber qual mensagem sua empresa quer passar, antes de comunicá-la. Depois de entender o que é o seu negócio, você estará pronto para escolher qual rede social se encaixa mais com sua linguagem e então depois descobrir com qual frequência seu público gosta de se conectar com você.


Muito se acredita que a chave para o sucesso nas redes sociais seja a plataforma escolhida e a frequência de postagem, mas a verdade é que existe uma coisa que precisa ser levantada em questão antes de tudo isso: o comprometimento.

Aprenda a se conectar e se comprometer com a sua marca


De primeira, você precisa se desprender da ideia de que sucesso significa número de seguidores. É mais importante ter uma base sólida e engajada de seguidores, que ser o maior influenciador do seu nicho. Existem diversos fatores que fazem uma pessoa seguir um perfil, é por esse motivo que os números nem sempre vão significar retorno financeiro.


Você precisa estar alinhado à imagem que escolheu passar para sua empresa, se manter firme na credibilidade do seu negócio é o primeiro passo para as pessoas sentirem verdade nos seus conteúdos e construírem confiança com sua marca.


Se desprenda da ideia de que existe uma única rede social ideal para o marketing da sua empresa. Seu conteúdo, independente de qual seja, pode ser inserido em qualquer plataforma de sua preferência, mas é importante que você entenda por quais motivos escolheu determinada rede, assim como escolher a maneira que sua empresa almeja se comunicar e o mais necessário: lembre que seu maior foco são os clientes, por isso você deve focar no lugar que eles estão.



Otimizando o conhecimento sobre seus clientes


As pessoas usam as redes sociais por motivos distintos, por isso, antes de querer crescer usando a plataforma mais usada, você precisa entender o porquê seus clientes estão usando determinado espaço virtual.


É analisando o comportamento do seu público que você vai alcançar seu objetivo final: a venda. É interessante saber quais as características do seu cliente, como exemplo: se é uma pessoa física ou jurídica e seguir aprofundando esse conhecimento. Quem é essa pessoa física? é um pai? o que ele busca? O que incomoda esse homem? Quais suas necessidades? Será que ele está usando o instagram a trabalho ou apenas por diversão? Quais as barreiras que o mundo coloca sobre ele que o está impedindo de realizar seus desejos? Talvez você seja a solução.


Pode acontecer desse perfil não estar buscando seu produto no Instagram, mas esse mesmo perfil pode querer seu produto no LinkedIn ou em outra rede social, por isso é tão importante entender o que seus clientes querem e como eles encontram o que querem.


Uma tática infalível para entender melhor seus clientes são as criações de enquetes, formulários e etc. Essas ações podem ser realizadas até mesmo online e não serão necessárias muitas perguntas, com uma média de 3 a 4 questionamentos já se torna possível traçar um perfil maior do que você tem atualmente.


É importante que você entenda por quais motivos escolheu determinada rede.



Tenha consciência sobre o seu processo


É interessante ocupar todas as redes sociais quando você tem tempo e uma grande equipe para gerenciar todas essas plataformas com o cuidado e atenção que cada uma delas merece, esse não é um trabalho fácil.


Por isso, ter consciência sobre seu processo e o tamanho da sua empresa se torna essencial. É mais relevante focar no canal de comunicação que mais estabelece o relacionamento com seu cliente de forma efetiva, bem construída e profunda, que atirar para todos os lados sem conseguir produzir algo bem feito.


Afinal, o trabalho com redes sociais não se resume a produção de conteúdo, é importante construir relacionamento, realizar trocas com seus seguidores, aprender e compreender suas realidades para que o seu conteúdo esteja alinhado ao perfil dos seus clientes.


Fazer tudo isso sozinho não é fácil e vai te custar bastante tempo e determinação, por isso que existimos. Somos uma equipe preparada para te ajudar a levantar suas vendas e construir uma boa relação com seu público através da rede social que faz sentido para sua empresa. Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita sobre o que precisa ser feito, para que seu negócio passe a atrair mais pessoas através das redes.


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