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Foto do escritorAndrews Lucena

3 Tendências para o marketing digital em 2023 que você precisa saber!

Transformação é um dos maiores sinônimos para o marketing digital. Quando falamos nisso, podemos atrelar tanto a capacidade que esse método tem de mudar a vida das pessoas quanto às mudanças constantes que ocorrem dentro desse universo.

Com o avanço da tecnologia e o aumento da chegada de informações, as tendências e formas de traçar uma estratégia digital alteram e se modernizam com bem mais facilidade, por isso, o que fazia sentido ontem, pode não fazer mais hoje. Diariamente novos aplicativos, trends, conteúdos, ferramentas, redes sociais e memes são criados, ganham espaço e mudam o comportamento das pessoas.


Por isso, se esses espaços digitais são formados por pessoas, é necessário


entender como elas se comportam, o que elas estão consumindo e de que maneira estão fazendo esse consumo, desse modo é capaz construir uma boa estratégia e alcançar mais pessoas.


Entendemos que essa não é uma tarefa fácil, por isso, pensando em te ajudar, separamos 3 tendências que vão aparecer para o marketing digital em 2023. Para as pessoas que trabalham e usam o marketing digital como impulsionador de suas carreiras e negócios, é preciso estar atento, pois o ano que chega trará formatos ainda mais inovadores e dinâmicos para esse setor profissional.



Os dados estarão cada vez mais a favor do marketing


As ações de marketing estão cada vez mais associadas a dados digitais, em 2023 essa será uma tendência ainda mais forte. Conhecida como “Data Marketing”, a estratégia construída em cima de dados coletados através dos recursos oferecidos pelas plataformas digitais terão ainda mais impacto no mercado. Desse modo, as campanhas de marketing poderão ser guiadas de formas mais assertivas, gerando um impacto ainda maior nos consumidores.


Mas não para por aí, de acordo com o estudo realizado pela Salesforce e divulgado na Revista Exame, 78% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que a sua capacidade de atender as expectativas do cliente depende de recursos digitais. Isso significa uma realidade que já está presente, mas se fortalecerá no próximo ano.


Essa crescente se dá pois os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, para 2023. Desse modo, a coleta de dados se tornará mais eficaz e completa, é a partir da análise realizada em cima desse material, que novas possibilidades serão criadas e assim serão construídas campanhas de marketing mais otimizadas. A boa notícia é que a tomada de decisão baseada em dados não é algo exclusivo das empresas de grande porte. Mesmo as pequenas companhias podem utilizar esse tipo de recurso para validar hipóteses e, com isso, tomar melhores decisões.


Os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, para 2023.

Marketing bem feito precisará ter diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental


Em 2023 as marcas precisarão cravar de vez os pés no mundo atual. Não existe mais espaço para empresas que não se preocupam com questões sociais, essa agora é uma exigência do mercado. É partindo desta lógica que o marketing da sua empresa deverá assumir compromissos se deseja manter-se em alta, destacar-se no mercado e conquistar não apenas novos seguidores e clientes, como também admiradores.


Mas essa é uma tendência que precisa ser realizada com atenção, os consumidores além de valorizarem empresas engajadas com pautas inclusivas, também são exigentes e conseguem perceber quando esse marketing é feito de forma superficial. Alguns pontos que podem favorecer seu negócio nesse sentido são as legendas nos vídeos da marca, garantindo que eles possam ser vistos/entendidos por um maior número de pessoas. Assim como campanhas estreladas por pessoas reais, e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros. Porém, mais do que criar campanhas que ressaltam a diversidade, também é importante que ela faça parte do dia a dia da empresa. Ou seja, que a diversidade esteja presente na gestão, no quadro de funcionários e no desenvolvimento de produtos da marca.


Também é o momento de se aprofundar nas questões ambientais, entendendo que sustentabilidade não é apenas “separar o lixo reciclável”, mas sim assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa. Esse é um ponto que precisa transparecer para o público de forma sincera, por isso o marketing é tão importante, ele será necessário para reforçar os valores que a marca defende e a imagem que ela almeja passar. Sedimentar seu negócio de forma que a diversidade e inclusão sejam preocupações reais atraem não só consumidores, vai muito além disso, você conquistará defensores da marca.



Os vídeos serão os maiores impulsionadores da sua marca


Não se engane, para fortalecer o seu marketing no próximo ano será necessário investir nos conteúdos em vídeos. Apesar da utilização de vídeos na estratégia de marketing digital não ser algo novo, esse modelo de produção ganha ainda mais força e se tornará uma exigência para as empresas. O TikTok continua em ascensão e a tendência é que ele ganhe cada vez mais espaço. Essa realidade também se aplica aos conteúdos para o YouTube e os Reels no Instagram.


Mas antes de produzir seus vídeos, é importante entender o funcionamento de cada plataforma e o que faz sentido para cada uma delas. Por exemplo, no YouTube, os conteúdos mais longos, explicativos, com descrição e profundidade maior tem mais espaço, o público costuma visitar o site nessa intenção de busca. Em contrapartida, no TikTok e Instagram a prioridade é por vídeos mais curtos e objetivos, são esses que costumam fazer mais sucesso. Por isso é tão fundamental compreender os formatos e identificar qual deles faz mais sentido para sua empresa.


E não para por aí, se você faz parte do time que acredita não valer mais a pena investir no Instagram, sua estratégia pode estar um pouco equivocada, o Reels é uma das grandes apostas para o marketing digital em 2023. Esse formato de vídeo pode ser criado e compartilhado dentro da rede social, sendo possível gravar um vídeo (ou publicar um pronto) de até 90 segundos. Estamos falando da rede social TOP 3 entre as com mais audiência em 2022, são 122 milhões de usuários ativos apenas no Brasil, ficando atrás apenas do WhatsApp (165mi) e YouTube (138mi). Os dados são de acordo com o relatório feito em parceria pelas empresas We Are Social e Hootsuite, divulgado em abril deste ano.


O planejamento e estratégias são essenciais para tornar seus conteúdos em vídeos virais e consequentemente crescer sua marca. Vídeos didáticos, engraçados e curiosos despertam maior conexão entre marca e público. Para além disso, é também importante pensar na produção do vídeo, priorizar ter uma coerência na construção do conteúdo, uma boa qualidade de imagem e utilizar as ferramentas oferecidas pelas plataformas, como tendências, músicas e hashtags populares. Saber aplicar bem os vídeos é a melhor forma de conduzir o seu negócio.


E não para por aí, se você faz parte do time que acredita não valer mais a pena investir no Instagram, sua estratégia pode estar um pouco equivocada, o Reels é uma das grandes apostas para o marketing digital em 2023.


Enxergue 2023 como uma possibilidade para sua marca se tornar a tendência do momento


Muito se fala sobre seguir tendências e entender o que está acontecendo. Não deixa de ser um fato que isso é importante, se não fosse, não estaríamos conversando sobre esse assunto, mas se você pretende se tornar grande e relevante é preciso ir além.


As redes sociais são uma ótima ponte para levar seu negócio a novos lugares e fortalecer sua marca, mas empresas que não pensam fora da caixa, se mantêm no mesmo lugar. Por isso, para além de entender como funcionam as plataformas virtuais, é essencial compreender como sua marca pode funcionar dentro desse universo, de uma maneira que ela não seja apenas mais uma entre a multidão, mas que tenha originalidade e um estilo próprio de se comunicar com a audiência.


Esse tipo de posicionamento digital é necessário porque ele estabelece uma relação única com o cliente e se destaca da concorrência no ambiente virtual. Você precisa entender que a disputa por atenção é uma realidade agressiva dentro desses espaços e atrair os olhos da sua audiência se torna ainda mais difícil. É por isso que marcas que sabem transmitir sua personalidade de forma espontânea e com originalidade agregam um diferencial que as fazem se tornar relevantes, tendo como consequência o crescimento dentro das redes sociais.


Nada disso se constrói com facilidade, é importante entender as mudanças e nuances do marketing digital e unir a mensagem que sua empresa deseja passar. Nesse contexto, o planejamento, a estratégia e um branding bem feito são indispensáveis para qualquer marca que tenha o objetivo de ser grande. Nossa equipe é especializada e preparada para conduzir e posicionar sua marca da melhor forma nas redes sociais. Entre em contato conosco e tenha uma mentoria gratuita sobre o que precisa ser feito para utilizar as tendências do marketing como impulsionadoras do seu negócio em 2023!




1 comentário


Rebeca Mar
Rebeca Mar
06 de dez. de 2022

Excelente artigo! 👏🏼👏🏼👏🏼

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